APRESENTAÇÃO

       

                         

         O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará realiza, por meio do Laboratório de Estudos do Trabalho e Qualificação Profissional – LABOR, o II Encontro Internacional Trabalho e Formação dos Trabalhadores, com a finalidade de contribuir com o debate em torno da formação da subjetividade humana a partir da análise da realidade social concreta.
       Nesta perspectiva, considera-se as grandes transformações da ordem capitalista nos últimos 20 anos e a emergência de movimentos de resistência social e política que trouxeram novas influências para a formação dos trabalhadores.
         Nesse contexto, observa-se que as políticas de ensino, no geral, continuam a refletir concepções de educação direcionadas às necessidades do mercado de trabalho, centradas no desenvolvimento de supostas “competências” individuais, sem consideração pelos aspectos críticos, filosóficos, sociológicos e políticos nos programas educacionais. Por estas razões, se torna relevante e necessária a discussão dessas questões, no sentido de contribuir para a formulação de propostas de educação e formação amplas para a classe trabalhadora. Estas propostas precisarão da construção de teorias educacionais centradas no florescimento pleno da subjetividade, levando, assim, ao desenvolvimento de seres humanos autênticos, construtores de sua própria historia.

Copyright © 2008 Luiz Lopes. Todos os direitos reservados.